Blog do "C. E. Frei Tomás"

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quinta-feira, 27 de maio de 2010

Jogos Solidários


Aconteceram nos dias 20,21 e 22 de maio os "Jogos Solidários" do colégio.
Os alunos estavam extremamente empenhados não só na competição acirrada entre as equipes VERDE e AMARELA, mas principalmente no que se referia à solidariedade:



A Direção, Coordenação Pedagógica e professores que participaram do projeto também estavam empolgadíssimos:



Contamos com a presença da nossa Orientadora de Gestão, Gisele:



E a instituição, "Albergue Lar Esmael" esteve representada por sua Presidente, Anunciata:



A confraternização foi completa:



"A verdadeira solidariedade começa onde não se espera nada em troca."
(Antoine de Saint-Exupéry)

quinta-feira, 13 de maio de 2010

O Maior Palavrão





Qual é a maior palavra do nosso idioma?

Quando eu era criança eu achava que a maior palavra da língua portuguesa era Paralelepípedo.

Mais logo me falaram que essa não era a maior palavra e que a maior palavra era Inconstitucionalissimamente.

Depois de muito treino, até dava pra falar, xingar um amigo. Pois bem, hoje descobri que a maior palavra da língua portuguesa não é mais essa, é outra!

Cartoon




Viu como é fácil aprender inglês!

Teste de Harvad

Se:

1 = 5
2 = 25
3 = 125
4 = 625
5 = ?

Pense bem...



A resposta está mais abaixo..



Então, ainda não?



E agora?




A resposta é....

















A resposta é ... 1!
Lembra-se da 1ª linha ???
1 = 5 logo 5 = 1

Detergentes


Quando se utilizam sabões nos processos industriais ou domésticos de lavagem, eles vão para o sistema de esgotos e acabam nos lagos e rios. Porém, após certo tempo, os resíduos são degradados (decompostos) por microorganismos que existem na água. Diz-se, então, que os sabões são biodegradáveis e que não causam grandes alterações ao meio ambiente.

Os detergentes não-biodegradáveis, pelo contrário, acumulam-se nos rios, formando uma camada de espuma que impede a entrada de gás oxigênio na água e pode remover a camada oleosa que reveste as penas de algumas aves, impedindo que elas flutuem. O esquema a direita representa estruturas dessas substâncias.

Na água existem microorganismos que produzem enzimas capazes de quebrar as moléculas de cadeias lineares. Essas enzimas, porém, não reconhecem as moléculas de cadeias ramificadas, fazendo com que esses detergentes permaneçam na água sem sofrer degradação (não-biodegradável).

Ilusão de Ótica


Em tempos de Copa, em qualquer cor que seja pintada a bandeira do Brasil,
brasileiro que é brasileiro, vê a bandeira nas suas cores normais.
Será que você é brasileiro de verdade?
Observe a figura, olhe por 30 segundos no ponto preto, olhe no espaço branco,
pisque os olhos e confirme.

Teste


Isto não é uma brincadeira, é um teste neurológico.
Faça-o tranquilo.

Esta não é uma brincadeira.

Se você passou nos testes, cancele a sua visita anual ao neurologista. Você está beleza e bem distante do temido Alzheimer.

E ALÉM DO +, ISTO É GRÁTIS!!!!

Picasso


Muitos conhecem “Guernica”, um painel à óleo pintado por Pablo Picasso que mede 782 x 351 cm. Ele o apresentou em 1937, na Exposição Internacional de Paris.
A tela representa o bombardeio sofrido pela cidade espanhola de Guernica em 26 de Abril de 1937, que foi alvo de aviões alemães.
Atualmente está exposta no Centro Nacional de Arte Rainha Sofia, em Madrid.
O pintor, que morava em Paris nesta época, soube do massacre pelos jornais e pintou as pessoas, os animais e os edifícios destruídos pela força aérea nazista, tal como os viu na sua imaginação.
Agora uma artista nova-iorquina chamada Lena Gieseke, que domina as mais modernas técnicas de infografia digital, decidiu propor uma versão 3D da célebre obra e colocá-la na internet sob a forma de um vídeo (com som):
http://www.lena-gieseke.com/guernica/movie.html

O resultado é fascinante e permite-nos visualizar detalhes que, de outro modo, passariam despercebidos.
Esta técnica inovadora revela-se um instrumento poderoso para compreender melhor a forma de trabalhar do pintor e até o modo como funcionava sua capacidade criativa.

quarta-feira, 12 de maio de 2010

Cronograma da Escolha do Livro Didático


COORDENADORIA REGIONAL NOROESTE FLUMINENSE III

Municípios: MIRACEMA/ SANTO ANTÔNIO DE PÁDUA/ APERIBÉ/ ITAOCARA

Projeto Jogos Solidários - Faça a sua Parte!




Introdução

Trata-se de um projeto de incentivo à participação dos alunos nos problemas da comunidade da qual faz parte. O projeto enfoca a solidariedade como ponto de partida para a construção do comportamento ético, permitindo ao aluno uma visão mais crítica diante do mundo que o cerca.
O esporte surge como agente incentivador da participação dos alunos, até porque, estamos em ano de Copa do Mundo.

Identificação e Delimitação do Projeto

Público Alvo: alunos e professores da unidade escolar.
Temas: Voluntariado, Educação, Esporte e Copa 2010
Prazo: 2 meses.

Objetivos

* Promover a compreensão dos problemas vivenciados pela sociedade local;
* Desenvolver o comportamento solidário na comunidade escolar;
* Estimular as práticas de atividades físicas;
* Envolver o colégio nos preparativos para a Copa do Mundo de Futebol.

Justificativa

Esse projeto visa a análise e o questionamento do agir de forma solidária como algo de vital importância na vida do aluno, possibilitando a esse aluno, a compreensão do seu meio e dos problemas enfrentados por uma parcela da sua comunidade.
Assim, a prática da caridade e da solidariedade, devem estar relacionadas com a dimensão da alegria que se sente minimizando o sofrimento alheio, e não vista como simplesmente obrigatória. É se colocando no lugar do outro que o aluno desenvolverá uma postura ética diante da vida
Apesar do avanço dos estudos teóricos e da tecnologia, nota-se ainda uma tendência à exclusão dos programas educativos voltados para a discussão da ética e cidadania.
Este projeto faz a ponte entre o mundo real e atuação crítica no mesmo, pois permite a participação do aluno em atividades que incentivem a solidariedade.

Metodologia

I- Primeiramente a equipe pedagógica reuniu-se e definiu que seriam realizados os Jogos Solidários.
Após reunião com os professores das disciplinas Educação Física, Filosofia, Sociologia, Ensino Religioso e professores do 1º segmento do Ensino Fundamental, foram definidas tarefas que seriam realizadas pelos alunos.

II- Dividir o colégio em quatro equipes;
Os professsores de Educação Física montarão as tabelas, tarefas e realizarão os jogos pontuando a equipe vencedora.
Os professores de Filosofia, Sociologia e Ensino Religioso montarão regulamento, tarefas e ficarão responsáveis pela arrecadação dos materiais.

III- Após realizados os Jogos, a equipe campeã recebe a premiação, e entregará todo o material arrecadado ao Albergue “Lar Esmael”, localizado em Batatal, 2º distrito do Município de Itaocara, Estado do Rio de Janeiro.

Projeto Etnorracial



FREI TOMÁS: Trabalhando as Relações Interpessoais

Trata-se de um projeto de valorização dos aspectos etnorraciais que aborda a interdisciplinaridade nas várias áreas do saber em nossa escola. O projeto enfoca a necessidade da eliminação da desigualdade racial em nossa sociedade através das mudanças de atitudes e viabilização dos valores de igualdade.

Introdução
Como ponto de partida para a construção de um pensamento sem discriminações será trabalhada em toda a escola ações de pesquisa, investigações cientificas, leituras, jogos, músicas e exposição de trabalhos.
Todas as atividades que serão desenvolvidas durante o ano letivo contribuirão para a formação e aperfeiçoamento dos valores básicos necessários para que o aluno exerça integralmente sua cidadania.

Identificação e Delimitação do Projeto
Público Alvo: alunos e professores da unidade escolar.
Tema:Conflitos Etnorraciais.
Prazo: 01 ano letivo.

Objetivos
 Incentivar por meio de pesquisa o conhecimento das variedades culturais e raciais;
 Divulgar por meio de exposições os trabalhos feitos pelos alunos sobre a pluralidade cultural;
 Promover a socialização das diferentes culturas;
 Levar os alunos a respeitar as diferenças econômicas, sociais, raciais e culturais.

Justificativa
Esse projeto visa diminuir os conflitos etnorraciais, desenvolvendo a valorização do ser humano e conscientizando-os da necessidade do respeito às diferenças individuais e culturais.
De acordo com a pesquisa Preconceito e Discriminação no ambiente escolar, realizada pela FIPE (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas), 2009, a pedido do INEP, 94,2% tem preconceitos etnorraciais. A pesquisa conclui que as escolas são ambientes onde o preconceito é bastante disseminado entre todos.
A realização do projeto vem buscar subsídios para a criação de ações que transformem a escola em um ambiente de promoção da diversidade e do respeito às diferenças.

Metodologia
Primeiramente a equipe pedagógica reuniu-se com os professores e definiram que seriam realizadas pesquisas sobre os diversos países participantes da Copa do Mundo, buscando informações referentes à Etnia, Cultura, Esporte, Arte, Gastronomia, Clima, Economia e Política de cada país.
Serão abordados os temas Racismo, Consciência Negra, Comunidade Índígena e 100 anos da Revolta da Chibata, através de atividades tais como: Seminários e Mesa Redonda, Teatro, Leitura e Interpretação de Textos, Músicas, Danças, Filmes, Arte Plumária.
As atividades serão alvo de Exposições durante o ano letivo.

Projeto Sorrir


I – IDENTIFICAÇÃO:

Nome: Colégio Estadual Frei Tomás
Endereço: Avenida Roberto Silveira, nº 427 – Centro – CEP: 28570-000 –
Itaocara – R.J.
Telefones: (0xx22) 3861-9193
Fax.: (0xx22) 3861-9192
Coordenador do Projeto: Edir Campos Duarte Antunes

II – JUSTIFICATIVA:

Prevenção dos problemas bucais.

III – OBJETIVOS:

01- Geral:
- Contribuir na melhoria da saúde bucal dos integrantes.

02- Específico:
- Educar, informando o valor de se ter uma perfeita saúde bucal;
- Ensinar orientando quanto a escovação;
- Atividades didáticas e pedagógicas.

IV – METODOLOGIA:

Primeiramente os professores reuniram-se e definiram que seriam realizadas aulas tratando dos conteúdos referentes à saúde bucal.
Em seguida, será realizada uma palestra ministrada por um dentista com as orientações corretas quanto aos cuidados com a boca. Também será solicitado à Secretaria Municipal de Saúde a aplicação de flúor nos alunos.
Por último, acontecerá uma dramatização com os alunos sob a orientação dos professores.

V – CARACTERIZAÇÃO DA CLIENTELA:

O Projeto Sorrir atenderá:

• Crianças do 1º ao 5º ano;

VI – OPERACIONALIZAÇÃO:

O Projeto Sorrir atenderá através de:

• Palestras educativas,
• Orientação (forma correta) sobre escovação.

VII – RECURSOS HUMANOS:

• Professores do 1º ao 5º ano;
• Solicitação á Secretaria Municipal de Saúde de Cirurgião dentista para palestras e orientação sobre saúde bucal;
• Atendentes (mais de dois, devido ao quantitativo de alunos).

VIII – RECURSOS MATERIAIS:

• Unidade móvel Odontológica.

IX – MATERIAL DE USO ODONTOLÓGICO:

• Fornecido pela Secretaria Estadual de Saúde e Municipal de Saúde.

X – APOIO:

Precisamos captar apoio para aplicação do flúor.

Texto de Fernando Pessoa


“Posso ter defeitos, viver ansioso e ficar irritado algumas vezes,
mas não esqueço de que minha vida é a maior empresa do mundo.
E que posso evitar que ela vá a falência.
Ser feliz é reconhecer que vale a pena viver apesar de todos os desafios, incompreensões e períodos de crise.
(...)
Ser feliz é saber falar de si mesmo.
É ter coragem para ouvir um 'não'.
É ter segurança para receber uma crítica, mesmo que injusta.

Pedras no caminho?
Guardo todas, um dia vou construir um castelo...”

(Fernando Pessoa)

Dependência


Levantamento das Dependências: atualizado pela coordenação;

Divulgação no Mural: para a tomada de ciência por parte dos alunos;

Funcionamento:

- O professor prepara o módulo, em 2 cópias, uma fica retida com ele e a outra é entregue ao aluno, a cópia retida deve conter a assinatura do responsável;
- O aluno fica responsável por procurar o professor;
- O aluno tem direito a mais de uma oportunidade para realizar a dependência durante o mesmo ano letivo;
- As datas finais para a conclusão foram assim estabelecidas: para o 1º Semestre será 30/06, e para o 2º Semestre 22/11;
- Finalizada a Dependência o módulo com o resultado final (Aprovado, Reprovado ou Não Realizado) bem como a relação recebida, devem ser entregues à Coordenação, para que seja dada baixa na listagem e o módulo enviado à Secretaria, pois o mesmo fica arquivado na pasta do aluno;
- Fica estabelecido que juntamente com o módulo devem ser entregues: todas as atividades realizadas pelos alunos.

Avaliação


Avaliação-diagnóstica: Realizada nas duas primeiras semanas do ano letivo. Primeiro faz-se uma revisão dos conteúdos estabelecidos como pré-requisitos e, em seguida os alunos são avaliados com o objetivo de detectar o nível geral de conhecimento dos alunos, as suas dificuldades e as medidas necessárias para supri-las.

O colégio exige o mínimo de 3 (três) instrumentos de avaliação por bimestre, nenhum deles excedendo 5 pontos. Sugere-se que a avaliação ocorra da seguinte forma:

Observação direta do professor;
Testes escritos;
Trabalhos individuais e em grupo.

Valor dos Instrumentos:
Prova – 5 pontos
Teste – 3 pontos
Trabalho – 2 pontos

“Ocorrendo o insucesso ou o erro, aprendamos a retirar deles os melhores e os mais significativos benefícios, mas não façamos dele uma trilha necessária de nossas vidas. Eles devem ser considerados percalços de travessia, com os quais podemos positivamente aprender e evoluir, mas nunca alvos a serem buscados.” Luckesi

Normas


Normas Estabelecidas para Alunos:

Os Pais e/ou Responsáveis assinam um Termo de Compromisso com as normas estabelecidas pelo colégio que devem ser seguidas durante a permanência do aluno em nossa unidade de ensino.

Normas Estabelecidas para os Professores:

Seguir o Estatuto do Funcionalismo Público Estadual, conforme legislação vigente;
Participação obrigatória nos Conselhos de Classe e de Promoção, sendo necessária justificativa por escrito em caso de ausência, tais como: declaração e/ou atestados médicos;
Participação efetiva nas reuniões da Coordenação Pedagógica, sendo necessário justificar a ausência por escrito;
Participação efetiva nas Reuniões de Pais e Mestres, sendo necessário justificar a ausência por escrito;
Produção de projetos bem como participação naqueles oriundos da Coordenação Pedagógica da unidade ou dos encaminhados pela Coordenadoria Regional e SEEDUC.

Normas Estabelecidas para os Funcionários de Modo Geral:

Seguir o Estatuto do Funcionalismo Público Estadual, conforme legislação vigente;
Zelar pelo patrimônio da unidade escolar;
Manter o colégio limpo e organizado em todos os âmbitos;
Participação efetiva nas Reuniões da Direção e afins;
Trabalhar de forma conjunta no sentido de cooperação mútua, estimulando sempre o trabalho em equipe.

Hino


O hino do colégio data da década de 60, sendo a letra da professora Lucíola Leite da Costa e a música do seu pai, jornalista e músico, Cid Pinto Leite. Nessa época, o colégio ainda era chamado de "Grupo Escolar Frei Tomás". Eis:

Nós as crianças de Itaocara
Vivemos sempre bem sorridentes
A frequentar o Grupo Frei Tomás
A estudar muito contentes!
Nós estudamos para saber,
E estudamos para vencer.
Frei Tomás, nosso Patrono,
Fará de todos nós itaocarenses,
Bons brasileiros, com o dever
De nossa Pátria sempre engrandecer.