Blog do "C. E. Frei Tomás"

Venha participar!
Querendo publicar?
Mande um email para cefreitomas@gmail.com
Quer ser seguidor?
Basta ter uma conta no gmail.
Divulgue junto aos seus amigos!
Esse blog é nosso: "Frei Tomás na Rede"

quarta-feira, 12 de maio de 2010

Projeto Etnorracial



FREI TOMÁS: Trabalhando as Relações Interpessoais

Trata-se de um projeto de valorização dos aspectos etnorraciais que aborda a interdisciplinaridade nas várias áreas do saber em nossa escola. O projeto enfoca a necessidade da eliminação da desigualdade racial em nossa sociedade através das mudanças de atitudes e viabilização dos valores de igualdade.

Introdução
Como ponto de partida para a construção de um pensamento sem discriminações será trabalhada em toda a escola ações de pesquisa, investigações cientificas, leituras, jogos, músicas e exposição de trabalhos.
Todas as atividades que serão desenvolvidas durante o ano letivo contribuirão para a formação e aperfeiçoamento dos valores básicos necessários para que o aluno exerça integralmente sua cidadania.

Identificação e Delimitação do Projeto
Público Alvo: alunos e professores da unidade escolar.
Tema:Conflitos Etnorraciais.
Prazo: 01 ano letivo.

Objetivos
 Incentivar por meio de pesquisa o conhecimento das variedades culturais e raciais;
 Divulgar por meio de exposições os trabalhos feitos pelos alunos sobre a pluralidade cultural;
 Promover a socialização das diferentes culturas;
 Levar os alunos a respeitar as diferenças econômicas, sociais, raciais e culturais.

Justificativa
Esse projeto visa diminuir os conflitos etnorraciais, desenvolvendo a valorização do ser humano e conscientizando-os da necessidade do respeito às diferenças individuais e culturais.
De acordo com a pesquisa Preconceito e Discriminação no ambiente escolar, realizada pela FIPE (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas), 2009, a pedido do INEP, 94,2% tem preconceitos etnorraciais. A pesquisa conclui que as escolas são ambientes onde o preconceito é bastante disseminado entre todos.
A realização do projeto vem buscar subsídios para a criação de ações que transformem a escola em um ambiente de promoção da diversidade e do respeito às diferenças.

Metodologia
Primeiramente a equipe pedagógica reuniu-se com os professores e definiram que seriam realizadas pesquisas sobre os diversos países participantes da Copa do Mundo, buscando informações referentes à Etnia, Cultura, Esporte, Arte, Gastronomia, Clima, Economia e Política de cada país.
Serão abordados os temas Racismo, Consciência Negra, Comunidade Índígena e 100 anos da Revolta da Chibata, através de atividades tais como: Seminários e Mesa Redonda, Teatro, Leitura e Interpretação de Textos, Músicas, Danças, Filmes, Arte Plumária.
As atividades serão alvo de Exposições durante o ano letivo.

Um comentário: